Se você já passou por uma cirurgia plástica de abdominoplastia ou está pensando em fazer uma, é natural ter curiosidades e dúvidas sobre a possibilidade de passar por um segundo procedimento.
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do excesso de pele da região abdominal, geralmente causado por fatores como ganho e perda de peso, gestações e flacidez da pele ao longo dos anos.
Muitas pacientes que já fizeram esse procedimento querem saber se é possível realizar pela segunda vez para retirar mais pele, pois sentem que voltou.
É normal a barriga dobrar após abdominoplastia?
Existem fatores que podem contribuir para a persistência de algumas dobras mesmo após o procedimento.
Nosso corpo está constantemente se adaptando, pois a pele também é flexível. Mesmo após a cirurgia, ela ainda possui alguma elasticidade e capacidade de se dobrar ligeiramente em certas posições.
Por exemplo, ao fazer movimentos como flexões ou sentar-se, a pele pode naturalmente se dobrar um pouco na região da cintura. Isso não é um sinal de que a cirurgia não foi bem feita, mas sim uma característica natural da pele.
É possível fazer abdominoplastia no parto?
Essa dúvida frequente surge principalmente devido às mudanças corporais que ocorrem durante a gravidez.
A ideia de realizar uma abdominoplastia ao mesmo tempo que uma cesárea pode não ser adequada, considerando as alterações que o corpo está passando.
A paciência e o tempo são importantes aliados quando se trata de cirurgias plásticas após a gravidez. O corpo tem a capacidade de se recuperar e voltar ao normal gradualmente.
Por isso, após a gestação, é recomendável dar um tempo ao corpo para se adaptar às mudanças antes de pensar em procedimentos cirúrgicos adicionais.
Aproveite esse momento para se dedicar ao cuidado do seu filho, retornando a hábitos saudáveis e, se for o caso, considerar uma cirurgia plástica de forma separada, com a devida segurança e recuperação adequada.
Lembre-se de que o seu bem-estar e saúde são prioridades.
É normal ficar com estômago alto depois da abdominoplastia?
Algumas pessoas podem notar que mesmo após a cirurgia, o abdômen ainda apresenta um aspecto elevado. Existem causas que podem contribuir para essa condição mesmo antes da cirurgia:
Além disso, uma das principais causas de isso acontecer pode ser nos casos em que a paciente realiza a cirurgia estando acima do peso. Nessas situações, é muito comum a persistência do estômago alto depois da cirurgia.
Por isso, a melhor indicação é a paciente realizar esse procedimento já estando próximo do seu peso ideal.
É preciso emagrecer para fazer abdominoplastia?
Além da questão que comentamos acima, de que fazer o procedimento estando próxima do seu peso ideal melhora os resultados, fazer acima do peso pode também comprometer a segurança do procedimento, que deve sempre ser prioridade.
Mas a verdade é que não é apenas a perda de peso que determina o resultado final. São considerados diversos fatores, incluindo a estabilização do peso do paciente depois da cirurgia (você quer manter os seus resultados por muito tempo, não é mesmo?).
A estabilidade do peso é um aspecto muito relevante quando se trata de cirurgia de abdominoplastia, pois perder uma quantidade significativa de peso antes da cirurgia e, posteriormente, ganhá-lo de volta pode comprometer os resultados obtidos.
O corpo passa por transformações durante esse processo, podendo levar ao acúmulo de pele solta novamente ou novas áreas de gordura localizada. Em vez de focar em alcançar um peso específico, o melhor é encontrar um peso que você possa manter após a cirurgia.
Por isso, é importante entender que a abdominoplastia não é uma solução permanente para o controle de peso. Você terá mais satisfação com o resultado da sua cirurgia se buscar manter um estilo de vida saudável, com foco em alimentação balanceada e atividade física regular.
Afinal, posso fazer uma segunda Abdominoplastia?
Algumas pacientes que já passaram pela abdominoplastia tem a dúvida se podem fazer o procedimento novamente. A resposta é que depende. Só um cirurgião experiente pode dar essa resposta mediante avaliação personalizada. Cada caso é único.
Mas existem situações em que a paciente durante a vida pode gerar novo excesso de pele e necessitar de uma segunda abdominoplastia. Contudo, isso é muito raro de acontecer.
Também é comum que pacientes que desejam procedimentos adicionais optem por alternativas como lipoaspiração ou até mesmo uma "mini abdominoplastia", que envolve a remoção de uma quantidade menor de pele da região abdominal inferior, ou ainda alguma tecnologia de retração de pele para tratamento da flacidez, como o Renuvion.
É importante adotar uma perspectiva realista em relação aos resultados da cirurgia. A abdominoplastia não tem o objetivo de eliminar todas as imperfeições, mas sim de melhorar a aparência e a autoconfiança.
Cada pessoa possui uma constituição única, e os resultados podem variar de acordo com fatores como a quantidade de colágeno na pele e a estrutura corporal.
Consulte um cirurgião experiente para realizar o seu sonho de maneira segura e com mais tranquilidade.
Buscamos, em nossos procedimentos, encontrar o equilíbrio perfeito entre os desejos de nossas pacientes e o conhecimento técnico adquirido ao longo do tempo e da prática. Esse tratamento individualizado, a busca pela atualização constante e a segurança de nossas pacientes como prioridade formam os 3 pilares de atendimento de nossa equipe.
A Arte Clínica oferece todos os recursos humanos e tecnologia inovadora para você realizar o seu procedimento com segurança e tranquilidade.
Seja muito bem-vinda à nossa Galeria de Arte!
Para você que mora no interior do RS, em outro Estado ou em outro País, existe a opção de agendar a sua avaliação online.